quinta-feira, 14 de maio de 2009

PESSOAS QUE NÃO ENVELHECEM

Mauricio Sena

Lamentável a moderada desordem e as experiências traumáticas que se tornaram rotina na vida de todos nós.
Estatísticas assombrosas violaram as fronteiras da legalidade e o mundo, silenciosamente acompanha a brusca separação da história real das limitações do passado, da mais expressiva e embaraçosa forma de viver nos dias de hoje.
As alterações foram bem significativas e prometem um vasto extermínio dos dons que tiveram forte impacto na sabedoria dos povos.
Foi-se embora a honra, a permanência da confiabilidade e a necessidade das pessoas em se tornarem dignas e sensíveis à robustez do caráter.
O fator tranqüilizante da sociedade de hoje chegou a ponto à priori das políticas de segurança publica. Vieram e ficaram para se desenvolverem como instrumento disciplinar em favor de direitos. E cá pra nós; direitos permanecem cada vez mais esquecidos, bem distantes da atual realidade.
A dificuldade no relacionamento político de bases de diferentes teses, ilustram o cenário do caminhar de nossas vidas.
Hoje, para se agigantar nos critérios superficiais que aos poucos vão se tornando leis obrigatórias, o povo suborna a própria consciência e curva-se servilmente à influência de opiniões vãs e indefinidas.
A que desequilíbrio chegamos nós!
Com o perdão da concordância, pessoas velhas são criaturas que não envelhecem.
Quem não viveu momentos mencionados em livros de poetas ou em historias reais de grandes e aculturados autores, simplesmente não viveu.
Nossos velhos são na integra, os verdadeiros donos da verdade. Agem com sabedoria, acreditam naquilo que defendem e ensinam métodos implacáveis de sobrevivência, de conduta e de elevada presença. Definem com grande prova de competência os padrões hereditários que refletem na humildade positiva, na energia sustentável, sem farsa e sem fundamentos instáveis.
Nossos velhos possuem olhares aguçados, direcionados onde não existe transito livre, até mesmo quando o impossível acontece.
Só que nossos mestres caminham na mesma direção e breve estarão fazendo oposição ao tempo, bem longe, onde se ergue à fronteira do caminho de volta.
Não mais serão conselheiros ou poetas da verdade.
Aqueles que diminuem o valor da palavra e não são capazes de absorver a potencialidade do bem comum, continuarão enganando a si mesmos, falsificando o silencio, presenteando o selvagem trajeto do continuísmo, tendendo-se permanecer sempre seres humanos.
E neste mundo abandonado, onde o real paradoxo julgará o valor da legalidade, a melhor alternativa será refugiar-se no covil dos inimigos onde a falha da honra e a sensível inalteração do caráter levantarão com orgulho, os valores dos aconselhamentos do passado.
Velhos ensinamentos não morrem; apenas vagueiam pelo espaço.
Jovens empolgados continuarão a ser somente fidalgos do vazio se não aguçarem os ouvidos às grandes lições do passado.
Sem sabedoria e severidade de ações, a sociedade simplesmente continuará a vagar aleatoriamente, sem portar o leme sereno da vida.
Ainda há tempo pois cidadãos sábios não envelhecem.

Um comentário:

  1. O ENVELHECIMENTO É O ACUMULO DE EXPERIÊNCIAS, UTOPIAS,FATOS MARCANTES DE UMA VIDA HISTORICA,ONDE A ALEGRIA FOI O IMPULSO QUE NOS LEVOU A PROXIMA LUTA.E HOJE QUEM ENVELHECE É ENCOSTADO AO CANTO DO MUNDO ESPERANDO SE ETERNIZAR AS LEMBRANÇAS. A SE O TEMPO FALSSE!

    ResponderExcluir